domingo, 17 de janeiro de 2010

DEZENOVE

Sempre quis conhecer o programador musical das Lojas Americanas. Impressionante a noção de marketing desse sujeito. O cara faz tudo que pode para afugentar clientes. Dia desses, estava tomando banho, quando reparei que o shampoo já estava na metade. O hidratante perigava e o desodorante ia por um triz. Passeando depois pela rua, me lembrei daquela imagem e entrei nas Lojas Americanas. Eis que meus ouvidos são rapidamente tomados pela voz da Ana Carolina aos berros. Saí correndo nem cheguei a entrar. Uns dias depois resolvi tentar de novo. Entrei na loja, quando me aproximava da seção (seria de limpeza?), um samba enredo começou a tocar altíssimo como é de praxe lá e eu pensei: calma que ainda tem as coisas em casa. Fica pra próxima.

Finalmente não deu mais, ou eu enfrentava as Americanas ou ficava sem desodorante. Respirei fundo e entrei. Padre Marcelo Rossi. Corrí pra pegar meus produtos habituais, sem nem cogitar dar uma olhada em outras marcas, experimentar um shampoo novo, olhar uma promoção de hidratante, ou qualquer coisa que levasse tempo. Pelo menos o Padre Marcelo não estava no máximo como nas outras vezes e foi isso que me segurou na fila do caixa. Sylvia Molise, eu disse, aguente firme. Você está bem. Lá eu decobrí que nem era um cd, mas sim o novo dvd do Padre que estava rolando. E ainda tive o prazer de ver as imagens, alí no curral da fila. Todas as imagens. Muito bom.

Me lembrei de um Natal em que fiquei quase duas horas, ou assim me pareceu, numa fila na mesma Lojas Americanas, espremida entre uma gôndola de doces e outra de cds a R$9,99 cada. Nesse dia comprei um dos meus cds preferidos. Série Millennium Sidney Magal e quase (até hoje não sei se me arrependo ou não) levei um do Fábio Junior. Eu pegava, olhava as músicas, só sucesso. Aí eu pensava e falava não... E colocava o cd na gôndola, andava um pouquinho a fila e eu pensava de novo: Mas Sylvia, só R$9,99... Pegava o cd, olhava bem, cantarolava as músicas e colocava o cd no carrinho. Pensava e devolvia o cd pra gôndola. Acho que estaria assim até hoje se não tivesse chegado a minha vez no caixa justamente num momento em que o cd não estava mais no carrinho. As vezes penso que devia ter comprado esse cd. Acho que vou voltar lá pra olhar... Tudo depende é claro da trilha sonora espanta cliente.

Nossa mãe que calor! Aqui no Rio outro dia fez 49 graus. Um négocio de louco. Meus gatos andam com um comportamento estranhíssimo. Um se mudou de mala e cuia pra banheira, estou pensando em mudar o nome dele pra Rebordosa, a personagem do Angeli. O outro, dia desses invadiu meu banho e se jogou debaixo do chuveiro aberto. Quando um gato toma uma decisão radical dessa é porque tá brabo. E olha que aqui em O.C. o clima é bem ameno. Moro no alto, tem floresta atrás do prédio e até outro dia dormia de colcha no verão. Ai que saudade do tempo em que O.C. era um oásis climatizado no verão do Rio. Hoje em dia nem O.C. escapa. Orange County, Laranjeiras para os desatualizados. Estou começando a ficar com medo. Se esse calor continuar o resto da minha vida vai ficar complicado. Vou ter que me mudar do Brasil. Mesmo as pessoas me dizendo que não sei aonde está menos zero. E daí? Melhor o frio, calor é anti higiênico, como diz uma amiga minha. E pensar que lá no fim dos anos 60 achavam que o James Lovelock era um hippie maluco. Aquecimento global, eu acredito James. Você tinha razão. Ok. Já resolvemos essa dúvida, alguém tá pensando na solução?