domingo, 10 de janeiro de 2010

DEZOITO

- Sylvia essa sua fixação por rapadura, deve ser falta de potássio. Assim me disse uma amiga.
O fato é que nos últimos meses eu comi fanaticamente uns quadradinhos mínimos de açúcar mascavo prensado na maior cara de pau e intitulado "rapadura", by Mundo Verde. Até que essa mesma amiga salvou a pátria e interrompeu meu já tradicional regime pós festas, me presenteando com uma legítima rapadura trazida do Nordeste. Não tive dúvidas, já que estava de regime, comí logo 300 gramas de rapadura. Se é pra sair do regime, vamos resolver logo isso num dia. Imagine ficar meses comendo um pedacinho por vez, saindo do regime todo dia? Não dá. Foi a melhor solução. Tenho baixa glicose, por isso, não tive nenhum efeito colateral. Teoricamente, por causa da baixa glicose, não poderia ingerir nenhum alimento light. Imagine só que absurdo. O que são uns desmaios e umas vertigenzinhas perto da gordura eterna, do iogurte normal, do Mojito com açúcar? Deus me livre, coloca adoçante please.

Se tem uma coisa que aprendi a controlar na vida foi a tontura e vontade de desmaiar. Houve tempo que tinha esse hábito de desmaiar por aí. Mas com a idade comecei a achar isso muito Belle Époque. Passei a segurar melhor a onda. Hoje em dia respiro fundo, dou uma sentadinha discreta coloco um Tic-Tac na boca. Num caso extremo uma Halls normal.
Graças à vertigem fiz umas compras equivocadas essa semana. Fui resolver umas coisas burocráticas na rua e me vi, em pleno Shopping Leblon. Aproveitei e entrei na liquidação da Zara, que estava otima. Tão boa que eu precisava comprar alguma coisa. Não sei se era o cansaço, a falta de almoço, o calor... Sei que nada me apetecia. Com o passar do tempo e depois de muito experimentar. Quase desisti. Mas o ar condicionado forte da loja começou a fazer efeito. Passei a sentir um frio brutal, veio a vertigem, não tinha bala na bolsa e quis sair logo dali. Mas Sylvia não é mulher de desistir fácil, portanto, fiz a compra mais razoável e de acordo com as condições climáticas do meu corpo. Três casacos. Um vesti logo ali. Claro que foi só sair da loja pra compreender o erro brutal dessa compra, mas é daí?

Ainda sobre o efeito da baixa glicose, me lembrei que queria comprar um romance, não tinha nada pra ler em casa. Lá fui eu morta, sem conseguir pensar direito, resolver isso. Tantas escolhas, muitas opções... Esqueci o que eu queria ler, só pensava em pegar um livro, ir pra casa, tomar banho, me deitar, ler e coçar o gato. Essa imagem surgiu tão atraente na minha cabeça, que foi impossível não comprar nenhum livro. Afinal eu precisava ir pra minha cama fria, com um livro e um gato pra coçar. Por isso me decidi por O Diabo Veste Prada. Eu sei.
Além do fato de não ser nenhum Dostoievski e puxa queria ler O Idiota. Já vi o filme várias vezes, sei o final. O que se há de fazer? Li as 407 páginas em duas madrugadas. E agora estou exausta e improdutiva. Não, não estou de férias. Tenho muita coisa pra fazer.