quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

DEZESSEIS

A vida é complicada e os objetivos das pessoas são pobres. Tal conclusão ulula a minha frente como o óbvio (que só os profetas enxergam) de Nelson Rodrigues.
Viver é um saco. Tô aqui esperando a vida acontecer. Sim, porque não é possível que viver seja só isso. A vida não pode ser só tentar ser alguma coisa, tentar comprar alguma coisa, tentar construir alguma coisa, tentar realizar alguma coisa. Putz que preguiça. Algum chato inventou que pro homem se realizar tem que plantar uma árvore, construir uma casa, escrever um livro e ter um filho. A parte da árvore e do filho eu dispenso. Pensando bem o livro também, restou só comprar um apartamento na Avenue Foch, é claro. Afinal, não estou aqui pra isso.

Piorou. Se já estava achando pouco os itens indicados no manual de instrução, agora que dispensei três, ficou mais pobre o objetivo de vida. Mas lá vamos nós...
Confesso que sou ansiosa. Quando eu era criança imaginava que seria velhíssima aos 18 e estaria realizada, com minha casa, marido e filhos. Nossa como eu era cafona.
Não apareceu o grande amor da minha vida, então a saída foi passar de ultra romântica pra ultra sarcástica. Como o ano tá acabando, confesso que ainda quero o conto de fadas, mas não conta pra ninguém.
Quantas vezes na infância enchi a boca pra dizer ”quando eu crescer...” Eu cresci e não aconteceu nada de especial. Vou no Procon. Fui enganada, cadê toda aquela emoção, felicidade, realização?
Jesus Cristo eu estou aqui! Já cresci e não tenho nenhuma história emocionante pra contar. Nem eu nem ninguém da minha geração. Só a de tentar realizar as coisas, ou falar sobre as realizações, que pra mim são muito poucas. É pouco comprar apartamento, é pouco um marido, é pouco ter um emprego legal. Tudo isso é pouco e sem emoção.

Enquanto isso escuto uma música e nela o John Lennon diz que a vida é o que acontece enquanto fazemos outros planos. Piorou de novo. Por isso que meu Beatle preferido é o Ringo Starr. Sarcasmo, a moça gosta de sarcasmo.
Não me venham dizer que estou exagerando, que a vida não é tão pobre assim e que estamos (essa palavra de novo) tentando. Não tenho saco pra Pollyanna. Alguém aí pode dizer sem pensar duas vezes que está satisfeito? Decididamente a vida não pode ser só isso.